Olá pessoal.
Geralmente não escrevo nada sobre capoeira, apenas transcrevo dados que capto na rede ou em documentos (sitando suas fontes, é claro), mas hoje me sinto na obrigação de escrever.
Geralmente não escrevo nada sobre capoeira, apenas transcrevo dados que capto na rede ou em documentos (sitando suas fontes, é claro), mas hoje me sinto na obrigação de escrever.
Fui ontem ao cinema assistir ao filme Besouro, tão esperado, tão divulgado. Falava-se em cifras milionárias, em coreógrafo de luta oriental, em superprodução, lenda, um guerreiro que foi escolhido pelos Orixás, blá-blá-blá....
Entao, lá fui eu assistir, todo empolgado. Sessão das 18:45, ingresso a 10 reais, pipoca e refrigerante....
Bom, o cenário: Cinema vazio, entro na sala 6 (indicada pelo "decepcionista" do cinema) e tinha apenas um pai com seu filho. Comento com ele "cinema lotado hein". Ele apenas sorri. Desconfiado, pergunto se ele também foi assistir ao filme Besouro e eis o que eu temia: Era a sala de um desenho. O "cara da portaria" me indicou a sala errada.
Volto uns 50 metros até a portaria para confirmar a sala (sim, o filme que eu queria assistir estava na última sala do cinema) e outro atendente me informa que é na sala 8, um pouco mais longe da sala em que entrei anteriormente.
E a sala está vazia, sem nada na tela, luzes acesas.... E já era 18:45!! Acharam que nao teria público.
Assim que entrei e sentei, uma mulher, depois de me olhar por algum tempo, coloca pra rodar as propagandas básicas e depois o filme. Apenas eu no cinema, maravilha...
Mas então, vamos ao filme.
O que eu achei?
Olha, em primeiro lugar, efeitos especiais.... Deviam ser tão especiais que nem chamaram atenção. Pra quem encheu a boca no blog oficial para falar em superprodução, acho que rolou foi um superfaturamento.
Enredo: Pessoal, não sou um crítico de filmes nem nada do tipo, mas a minha impressão é que o filme foi uma junção de partes mal explicadas. Não tinha sequência de história, não tinha sequências de ação, nenhuma parte do filme empolgava!! Tanto o fim como o meio ou o começo do filme deixavam sempre a esperança de: "bom, agora vai acontecer alguma coisa". Mas nada. Nem capoeira tem no filme!! As cenas de luta eram cortadas e o que se via, geralmente, eram flashes da perna de alguém passando. As músicas de capoeira eram ruins, as cenas de luta eram ruins, as cenas de ação (ação?) eram ruins, a história muito mal contada, não empolgou em nada. Aliás, musicas de capoeira não tem mesmo no filme...
Digo uma coisa com certeza:
Até o filme "Esporte Sangrento" é mais empolgante, e com certeza não teve metade do orçamento alegado nessa "superprodução do cinema nacional".
Eu tinha esperanças que esse filme seria um sucesso, que depois dele e do seu sucesso de público e bilheteria, veríamos filmes contando a história de Mestre Bimba, de Mestre Pastinha, mesmo em forma de romance, o que permite uma dramaturgia melhor, criar enredo, história, etc.
Ledo engano.... Pelo que eu vi no cinema, acho que não veremos algo relacionado à capoeira tão cedo.
De qualquer forma, parabenizo as pessoas que tentaram fazer um filme contando a história de um dos maiores capoeiristas de todos os tempos. Mas poxa, acho que vocês também chutaram o Ebó do Exu e não se deram conta....
Nenhum comentário:
Postar um comentário