Associação Desportiva e Cultural Grupo Cativeiro de Capoeira - Porto Alegre RS

Blog destinado a promover e divulgar o Grupo Cativeiro de Capoeira em Porto Alegre-RS.


Nele você encontra os eventos de capoeira promovidos pelo
Grupo Cativeiro, bem como informações sobre a capoeira em Porto Alegre e no mundo todo.

Bem Vindos!!

AULAS

Mestre Betinho
Rua Timbaúva, 21. Bairro Jardim Protásio Alves
3ªs e 5ªs feiras - 17h as 22h

Professor Rafael Tassinari
3ªs e 5ªs - 19h as 21h - Local: Clube de mães Casa Branca, Morro Santana.


BERIMBAUS E ACESSÓRIOS À VENDA - PRONTA ENTREGA!!

Rafael (51) 9152-0496

terça-feira, 20 de outubro de 2009

SÉRIE MESTRES DA CAPOEIRA 3


MANOEL ENRIQUE PEREIRA, BESOURO

Data de Nascimento: 1895.
Filiação: João Grosso e Maria Haifa Pereira
Local de Nascimento: Salvador, Bahia.
Origem capoeirística: Tio Alípio (escravo, ensinou a capoeira a outros grandes capoeiras da Bahia).
Data de Falecimento: 8 de julho de 1924.***

Manoel Henrique Pereira (1895-1924), Besouro Mangangá ou Besouro Cordão de Ouro foi um lendário capoeirista da região de Santo Amaro, Bahia. Muitos e grandiosos feitos lhe são atribuídos. Diziam que não gostava da polícia (que diversas vezes frustou-se ao tentar prendê-lo), que tinha o "corpo fechado" e que balas e punhais não podiam feri-lo.

Conhecido como exímio capoeira e faquista perigoso. A escola de Capoeira de Besouro ficava em Santo Amaro, Salvador, Bahia.
Por volta de 1920 a cidade de Salvador virou um barril de pólvoras, o chefe de polícia Pedrito de Azevedo Gordilho perseguiu não só a Capoeira, mas também o samba e o candoblé.

A corrupção tomava conta da polícia, onde faziam chantagens para garantir a segurança da população, eram despreparados e mal-educados, tratavam mal os cidadãos que buscavam para prestar queixas. Por isso, Besouro não se simpatizava com a Polícia de sua época. Muitas vezes encontrava companheiros que estavam sendo presos e os tomava da mão de qualquer soldado, batia em todos, tomava-lhes as armas, levava-as até o quartel e dizia: - está aqui seus morcegos e jogava as armas.

Um dia ele estava em frente ao Largo da Cruz e passou um soldado, Besouro o forçou a tomar uma cachaça. O soldado saiu dali para o quartel e fez queixa ao tenente, que mandou 10 soldados para prender Besouro, trazer vivo ou morto. Chegando lá deram ordem de prisão, Besouro saiu do botequim de costas, foi para a cruz, encostou nela, abriu os braços e disse que não se entregava. Os soldados começaram a atirar, Besouro fingiu está baleado e caiu, os soldados acharam que ele estava morto e se foram. Besouro então se levantou e saiu cantando: acertaram em nosso senhor...

Certa feita quando Besouro trabalhou numa usina, por não receber o ordenado, segurou o patrão pelo cavanhaque o obrigando a pagar o que lhe devia. Segundo Mestre Cobrinha Verde:

"certa vez, Mestre Besouro estava sem dinheiro e foi procurar um ganha pão. Foi a uma usina e deram-lhe trabalho. Quando foi no dia do pagamento, ele sabia que o patrão tinha o habito de chamar o trabalhador uma vez [...] e na segunda vez dizia: - quebrou para São Caetano! queria dizer, não recebe mais e se o fulano reclamasse era chicoteado, ficava preso no tronco de madeira com o pescoço, os braços e as pernas por um dia e depois era mandado embora. Então, na hora do pagamento o patrão disse a Besouro: - quebrou para São Caetano! Todos receberam o dinheiro, menos Besouro. Nessa ocasião, Besouro invadiu a casa do homem e gritou: - pague o dinheiro de Besouro Cordão de Ouro! Pegou o homem pelo cavanhaque e disse: - Paga ou não paga! O patrão rapidamente mandou pagar, Besouro pegou o dinheiro e foi embora."

No ano de 1924, Besouro empregou-se de vaqueiro na fazenda de um senhor conhecido pelo nome de Doutor Zeca. Este fazendeiro tinha um filho de nome Memeu, que era valentão e muito genioso.

Certo dia Memeu teve uma discussão com Besouro, seu pai temendo por sua vida, mandou Besouro se empregar em uma outra fazenda onde tinha um amigo administrador, pediu que levasse uma carta de recomendação. Após seu filho Memeu apanhar de Besouro, armou uma cilada mandando-o entregar a tal carta a um amigo que administrava a fazenda Maracangalha.

Tal carta pedia para que seu portador fosse morto, que dessem fim nele por lá mesmo. Besouro, analfabeto, não pôde ler que aquela carta era endereçado ao seu assassino e esclarecia que o portador era a vítima.

O administrador lendo a carta disse para Besouro, que esperasse a resposta até o dia seguinte. Para passa a noite na localidade, Besouro aproveitou para ir a um prostíbulo.

Assim no dia seguinte ao voltar para saber a resposta 40 homens estavam esperando Besouro, deram muitos tiros e as balas nada lhe fizeram. Mas um homem conhecido por Eusébio de Quibaca acertou-lhe pelas costas com uma faca de tucum* (ou ticum) - um tipo de madeira dura, com resistencia de ferro e segundo ele tem poderes magicos.

Teria morrido assim, então, o rapaz forte, impetuoso e tão ágil que ganhou o apelido de Besouro porque “voava”, “mangangá” porque era rápido e perigoso como o peixe venenoso que leva esse nome, e “cordão de ouro” porque era tão bom na capoeira que sua graduação, seu “cordão”, não tinha cor nenhuma, como ocorre com os demais capoeiristas: era, simplesmente, “de ouro”.

As circunstâncias de sua morte são contraditórias. Há versões que afirmam que Besouro morreu em um confronto com a polícia; outras, que foi traído, com um ataque de faca pelas costas. Esta última é muito cantada e transmitida oralmente na capoeira. Um fazendeiro, conhecido por Dr. Zeca, após seu filho Memeu apanhar de Besouro, armou uma cilada, mandando-o entregar um bilhete a um amigo que administrava a fazenda Maracangalha. Tal bilhete pedia para que seu portador fosse morto. Besouro, analfabeto, não pôde ler que aquele bilhete era endereçado ao seu assassino e que esclarecia que o portador era a vítima, ou seja, ele próprio. Assim, no dia seguinte, ao voltar para saber a resposta, 40 soldados o estavam esperando. Um homem conhecido por Eusébio de Quibaca acertou-lhe nas costa uma faca de tucum (ou ticum), um tipo de madeira, tida como a única arma capaz de matar um homem de Corpo Fechado.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Besouro_Mangang%C3%A1
http://avebranca.esporteblog.com.br/13215/Lend-rio-Mestre-de-Capoeira-Besouro-Mangang/

Foto: Ator que interpreta Besouro, no filme que conta a sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário